É BOM VIVER!

Não sei porque vivo! Não sei porque estamos no mundo! Viver é complicado; independente da crença de cada um, que pode variar muito, só do que podemos ter certeza é que viemos de nossas mães e vamos para um túmulo; isto é comum para todo mundo!
Viver pode ser complicado, mas se estou escrevendo isto, e você está lendo isto, é porque estamos vivos, então a única coisa que podemos fazer é viver da melhor maneira possível! E depois de muito tempo analisando minha vida e a vida de outras pessoas, cheguei a conclusão que viver pode ser muito divertido, e a felicidade é possível.
Ter uma vida boa e feliz é simplesmente uma questão de escolha. Podemos escolher sermos felizes ou não. O que atrapalha é a nossa eterna insatisfação e nossa eterna busca por coisas que muitas vezes são inúteis. Nossa busca por futilidades, por castelos de areia, por sonhos frágeis e inconstantes. Nossa ambição por conseguir coisas que vão além de nossa capacidade gera aquela insatisfação que nos deixa tristes e nos faz pensar que somos infelizes!
Realmente, viver é complicado, e aprendemos desde cedo que precisamos nos sacrificar a vida toda para termos as coisas que não precisamos, e que a solidão e a falta de amor são os preços que pagamos pelo sucesso!
Espero que este blog ajude você, que está me lendo agora, a repensar sua vida e descobrir como conseguir o sucesso que você tanto quer sem ter que pagar o preço exorbitante de solidão e infelicidade! Se eu conseguir isto, então eu terei tido sucesso na única ambição que governa minha vida: ensinar às pessoas que VIVER NÃO É PERIGOSO, NEM COMPLICADO!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A REVOLUÇÃO DOS HOMENS


Em "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, somos apresentados aos porcos, que levantam uma revolução entre todos os bichos de uma fazenda para se libertarem dos abusos dos humanos, propondo que os animais expulsem os homens e dominem a fazenda, uma vez que é eles que fazem todo o trabalho. No final, os porcos tomam o lugar dos humanos, dominam a fazenda com mãos de ferro, e os outros animais continuam sendo explorados, desta vez por aqueles que disseram que os ajudaria.
A todo momento somos bombardeados por notícias, novidades, escândalos, boatos, calúnias e piadinhas sobre o atual governo. Os dois lados, direita e esquerda, se acusam, se culpam, se atacam, muitas vezes com bobagens que de nada pesariam no exercício do cargo. O que me preocupa é que pessoas comuns, brasileiros sem cargos públicos, que não são políticos, fazem tudo para defender seus candidatos e partidos, chegando a ofender familiares, colegas de trabalho e amigos, e a causar brigas que podem perdurar para muito depois do mandado. E temos novas eleições próximas.

Eleição não deve ser causadora de conflitos. Todos nós temos nossas convicções, que muitas vezes não combinam com as de outras pessoas a nossa volta, mas estas diferenças não devem ser transformadas em guerra. Quem vota no PT, no PSDB ou no PQP faz sua escolha, baseada em razões que só a esta pessoa interessa, e se é verdade que vivemos em uma democracia, então estas escolhas têm que ser respeitadas. Ou estaremos de volta aos tempos da ditadura, da opressão.
Quem votou na Dilma acusa o Serra de ditador, ladrão, mentiroso, destruidor de instituições públicas e avatar do imperialismo, da ditadura do poder, das elites financeiras do país. Até já chegaram a dizer que ele é um agente da CIA implantado no Brasil! Muito disto pode até ser verdade. O PSDB realmente tem um passado de privilegiar mais as empresas que os empregados. Mas os partidos de direita, TEORICAMENTE, teriam como princípio ajudar empresas e indústrias a lucrar mais, a prosperar, de forma a garantir que empresários tenham condições de gerar mais empregos e pagar melhores salários. Claro que sabemos que, na prática, a realidade é outra; empresários se utilizam disto para melhorar seus lucros, sem repassar nada para a sociedade!

Quem votou no Serra acusa a Dilma de terrorista, de incompetente, de aproveitadora, de usurpadora da fama e dos louros de Lula, de cúmplice de Zé Dirceu e de todos os outros problemas que aconteceram nos últimos anos. E também pode muito bem ser verdade. O PT cometeu muitos erros, sucateou a educação, transformou programas sociais em cabides de emprego e, ao invés de auxiliar a população a viver melhor com trabalho e bons salários, apenas distribui esmolas. Ao invés de melhorar a qualidade da educação, apenas abaixou o nível para permitir bons resultados nas estatísticas sobre a mesma. E ainda perde tempo com medidas irrelevantes e inúteis, como querer alterar a flexão de gênero nas profissões! Um partido de esquerda tem um princípio de ajudar diretamente aos menos favorecidos, mas dar esmolas e mudar a avaliação do que é pobreza só para dizer que está erradicando a pobreza não ajuda em nada as pessoas que sofrem. Ampliar a definição de classe média para dizer que pobres "subiram" na vida não muda a realidade destas pessoas.
Mas o PSDB não tem só erros, também tem acertos. E o PT também. Ambos os partidos, juntos, fizeram do Brasil um excelente país, rico e auto-sustentável. Claro que há desemprego e miséria, mas FHC e Lula juntos tomaram ações que se completaram e permitiram um excelente crescimento. O governo FHC não foi bom para muita gente, e o governo Lula não foi bom para muita gente. Ambos os lados têm inimigos ferrenhos, e isto está causando uma divisão do país que não deveria estar acontecendo. Não neste momento, quando o Brasil está indo muito bem, obrigado.

Minha escolha foi votar nulo. Alguns dizem que meu voto irá para o Serra, porque o PSDB é desonesto, mas isto é rumor, é preconceito de seus opositores. Outros afirmam que meu voto irá para a Dilma, porque o PT está no poder, e a situação tem poder para interferir na contagem de votos. Isto também é preconceito dos opositores do PT. Não me importo; não acredito em nenhum dos dois, e minha consciência me proíbe de votar em qualquer um deles, por qualquer motivo. Meus princípios não me permitem votar em quem não confio, e não vou escolher um lado apenas “porque o outro lado é pior”. Nenhum dos dois é bom, na minha opinião, e por isto não escolhi nenhum. Apesar de achar que o PT não fez um governo tão ruim, e o único problema (que para mim é relevante; as outras falhas do governo de Lula e Dilma não vejo como um problema sério) é a falta de cuidado com a educação.
Como nos porcos de Orwell, a ditadura parece que passa de governo para governo. Mas parece mais acentuada na população. Até os que falam que a direita quer acabar com a liberdade e a democracia estão fazendo o mesmo jogo, querendo me obrigar a votar. E o pior de tudo é que os dois partidos, os dois candidatos, pouco se importam com os que brigam aqui embaixo. Para eles tanto faz, e enquanto a população briga entre si, os dois se beneficiam de toda a máquina política. Já me disseram que sou obrigado a votar no PT, porque trabalho em uma empresa que foi prejudicada quando o FHC esteve na presidência. Sou obrigado? Uma democracia não significa que o cidadão é livre para fazer suas escolhas? Se sou obrigado a votar neste ou naquele, então não estou vivendo em uma democracia, mas em uma ditadura!
 
Me recuso a cair nestes jogo, mas não quero convencer ninguém a votar nulo. Cada um faz suas escolhas, e um dos princípios da democracia é que estas escolhas devem ser respeitadas. Não importa em quem você vai votar, não pressione nem tente impor suas escolhas aos outros. Respeite a decisão das outras pessoas como você quer que respeitem as suas. Não deveríamos transformar uma eleição em uma guerra entre amigos, familiares e colegas de trabalho, porque esquerda ou direita podem estar no poder, e os políticos eleitos vão estar muito bem, mas nós brasileiros continuaremos aqui, vivendo nossas vidas como sempre, e convivendo com aqueles que ofendemos na época de eleições. Este é o meu maior medo, mais do que saber quem ganhou!

E o fanatismo é o maior causador de medo. Fanáticos pela sua religião, time ou partido muitas vezes chegam às raias do assassinato, tentando impor suas ideias e crenças sobre os outros. Mas não há justificativas para a violência ou o tumulto. Criar confusão em passeatas ou comícios, tentar impor seu candidato por meio de coerção ou ameaça, eliminar qualquer meio que não faça apologia ao seu próprio candidato, evitar falar com pessoas, mesmo aquelas com quem você convive, só porque não vão votar em quem você quer, são formas que se assemelham muito ao modo de agir dos grandes ditadores e tiranos. Sem falar que tais atitudes podem se tornar um “tiro no pé”, pois podem dar resultados contrários. De repente aquele de quem você falou tanto, como salvador do povo e honesto, perde as eleições. Ou pior, ganha, e se revela um tirano ou corrupto pior do que o outro. E então, você fica com aquela vontade de esconder a cara em um buraco!

Por isto, reafirmo o tema deste artigo: respeito ao outro lado, às opiniões das outras pessoas, às ideias contrárias às suas, são exemplos desta democracia que custamos tanto a construir. Devemos dizer não à ditadura e à tirania, e lembrar que liberdade de expressão é uma de nossas melhores conquistas. Não vamos querer agora nos tornar tiranos e ditadores em uma eleição, nosso principal símbolo de liberdade. E não devemos nos deixar iludir pelos porcos, que só estão esperando os humanos saírem da fazenda para tomar o seu lugar, e continuar a nos escravizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e respeitoso!